4 Métodos Biohacking para Mudar Hábitos, Saúde e Foco

Ser um Hacking ou Hacker não é mais uma atividade especificamente definida para quem é Nerd ou para quem domina as tecnologias computacionais e eletrônicas.

Longe disto, vivemos novas realidades e hoje ao juntar Bio e Hacking nasceu uma tendência que tem ganhado recentemente uma grande popularidade no mundo todo, e quem quer ser um Samurai todos os dias ou simplesmente um Ninja de fim de semana vai querer saber o que é isso.

Eu estou estudando profundamente esse cenário e realizando testers em mim mesmo para descobrir todas as possibilidades e até aonde essa história pode me levar.

Confesso que existe muitos estágios que ainda estão meio nebulosos. Existe um pouco de confusão em alguns termos, mas nada que, com um pouco de esforço mais apurado e discernimento, não seja facilmente decifrável.

4 Métodos Biohacking para Mudar Hábitos, Saúde e Foco

Métodos Biohacking Eficazes

“Os métodos biohacking” ou “Treinamentos biohacker” como gosto de chamar, considero treinamento simplesmente porque eu e você teremos que treinar o nosso corpo e nossa mente para se adaptar com as muitas atividades totalmente novas, alguns hábitos e atitudes que podem ir contra tudo que aprendemos até agora e consequentemente, pode haver resistência consciente ou inconsciente.

Prepare-se!

Para viver em um estado biohacker, a sua mentalidade precisar mudar e conceitos primários devem ser analisados e substituídos por outros muitos mais avançados, se não for assim, não vai haver um upgrade satisfatório e seus objetivos precisam deste esforço para que sejam alcançados verdadeiramente.

Mas de cara já te informo … quase te pedindo, não fique aí questionando se é ou se não é, se  funciona ou não funciona. Experimente! Depois me conte.

Também não espere que a prática ou os métodos biohacking seja uma atividade reconhecida cientificamente e com aprovação dos governos, indústria farmacológica.

Pelo contrário, o consenso da atividade biohacker está mais baseado por causa dos esforços de centenas de humanos inconformados e que buscam por melhorias do próprio corpo, da sua biologia, melhoramento genético, além do bem estar, claro!

É possível que você tenha notado que fato da busca por meios que ampliem o poder de processamento muscular, mental e cognitivo, está se tornando uma tendência para o futuro – para nós o futuro é o dia seguinte – portanto, ainda dá tempo de fazer alguma coisa por você mesmo.

O mais interessante é que em filmes que pensamos ser apenas ficção, parece que está nos indicando qual o caminho – será que iremos imitá-los?

“A verdade é que o biohacking muda sua mente, seu corpo e sua vida de forma simples, eficaz, duradoura e progressiva, desde que haja empenho, dedicação e disciplina”

Já aqui no mundo realmente real, estamos tentando fazer igual ou parecido com o que vemos nas telas de tv e devices, e isso significa que já existem centenas ou por que não dizer, milhares de pessoas hackeando sua própria biologia, estão descobrindo técnicas de consumo saudável que aumente a energia com nutrição eficaz e suplementos que ativam a inteligência no grau máximo para ter os melhores resultados possíveis.

Talvez por isso você esteja lendo este post? Talvez você queira mudanças? Queira se tornar um humano melhor? Ou seria apenas curiosidade?

Me mande um e-mail dizendo vou ficar feliz em saber quais as suas pretensões ☛ contato.

Métodos Biohacking no Brasil?

No Brasil eu espero realmente que em breve tenhamos algo que ajude nossas crianças e adolescentes. Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para descobrir que a dissonância cognitiva da juventude está chegando a níveis perigosíssimos, e se continuar assim, teremos velhos totalmente incapazes de somar 99+99-1.

LEIA:  Biohacking: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida de Forma Simples

Sou preocupado com isso, além de aplicar jogos de raciocínio e jogos de inteligência em casa, na escola dos meus dois pequenos, felizmente existe um programa MindLab para aumento da cognição, auxilio no desenvolvimento intelectual e aperfeiçoamento do aprendizado, não preciso dizer que a escola não é pública – preciso?

Embora o conceito do método biohacking para desenvolvimento e aperfeiçoamento individual seja relativamente novo, é crescente, principalmente para quem está antenado, não é pessoa comum ou é daqueles que rejeita as formas como o mundo manobra as massas ou “gado” ensinando apenas futilidades.

Biohacking é para quem pesquisa por alternativas que melhoram o seu bem estar de maneira global.

DIYbio para conquistar bem star

Nos Estados Unidos, centenas de laboratórios biohackings têm se proliferado, muitos dos estudantes de universidades tem liderado experiências no chamado DIYbio (faça você mesmo) para descobrirem o que vai trazer algum resultado benéfico ou não.

Hacking” ou “Hacker” nesse sentido, podemos dizer sem medo que é um termo positivo, rsss. Levando-se em conta que biohacking também significa aprender sobre nós mesmos através da tentativa, analise e construção para ver o que acontece”

#1 – O que são Hacks?

São pequenos truques “legais” que ajudam mudar ou melhorar coisas, para nós brasileiros, hacks poderia ser chamados de “gambiarras”, num bom sentido – claro!

Para mim, é óbvio que ao se inserir na atividade hacking, o ideal seria ser mais sério e permanente do que provisório – espero ter sido claro.

Então vamos aos 4 métodos biohacking que todo mundo esta praticando …

1 – Café Biohacking para Energia e Foco

Quando falamos de Biohacking, o primeiro nome que vem a cabeça para mim e para muitos é Dave Asprey, ele é criador do Bulletproof Café.

Quando Dave é perguntado sobre seu conceito de Biohacking, olha só o que ele diz:

Bulletproof Coffee Brasil Transforma-se com 4 Métodos Biohacking

“É a forma de mudar nossa própria biologia e também o ganho de controle dos sistemas no corpo que nunca teríamos acesso.” – Dave Asprey

Está curioso para saber mais sobre os métodos biohacking?

Existem mais, no entanto, nesse momento vamos ver de forma rápida os métodos biohacking mais populares e a ciência por de trás deles que são utilizados mundialmente.

Não podemos negar que Asprey foi o popularizador do Biohacking, e é defensor eloquente desta modalidade de vida, ele vive para isso e possui uma linha excelente de produtos orgânicos que cresce tão rápido quanto os adeptos do DIYbio.

Um dos produtos mais populares do Bulletproof é o Brain Octane, segundo ele diz, este óleo fornece uma fonte confiável de impulso substancial de energia rápida a partir de gorduras saudáveis que não são armazenadas no corpo.

O Brain Octane também aumenta a clareza mental favorecendo o desempenho cognitivo e de quebra ainda ajuda na queima da gordura corporal com eficiência.

Eu já comprei o Kit Completo original do Café a prova de balas para 60 dias, custou os olhos da cara, mas com isso espero ficar no mínimo tão competente como o 007 – será?

Brincacadeira! Tenho consumido essa alimentação matinal e realmente houve algumas mudanças perceptíveis no meu corpo e na minha mente de tal modo que já estou preparando um artigo sobre os resultados “prós e contras do Bulletproof Coffee a prova de balas do Asprey”.

2 – Hackeando sua Mobilidade

“Mens sana in corpore sano“, ou seja, “Mente sã num corpo são”, por toda minha vida escutei as pessoas dizendo essa frase, até que um dia finalmente ela fez sentido para mim ao conseguir entender realmente o seu significado total e sem restrição.

LEIA:  Biohacking: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida de Forma Simples

biohacking treino funcional Transforma-se com 4 Métodos Biohacking

Quando entendemos que existe uma conexão significativa entre a nossa mente e o corpo e, utilizamos esse entendimento para aumentar e desenvolver nossas capacidades humanas, hulá lá, vai acontecer uma explosão quase que incontrolável e benéfica na nossa esfera corporal.

Marcos, mas como eu posso encontrar essa conexão e tirar proveito dela com consciência?

Você pode simplesmente começar, mudando seus hábitos e realizando algumas auto-experimentações.

Eu costumo fazer treinos funcionais e workout, para mim essas modalidades de fitness supre minhas necessidades fisiológicas ao me conectar tanto com bem estar mental e desenvolvimento físico.

Não tenha dúvida que o Biohacking é um universo paralelo, mas tem todo o suporte para todo tipo de pessoa e também aos seus objetivos mais variados possíveis, desta forma, cada um busca o equilíbrio da maneira como achar melhor.

Pensando nisto, Dean Somerset, um dos melhores “personal trainer” da atualidade no mundo, encontrou soluções mais que inovadoras, ele é criador do Ruthless Mobility, a princípio até parece um programa de treinamento do tipo funcional, que inclusive, sou assíduo à pelo menos dois anos.

Dean descobriu que o desempenho físico e mental de seus alunos melhorou muito com o aumento da gama de mobilidade, as melhorias específicas aplicadas ajudaram no aumento na flexibilidade, agilidade e força, bem como na redução das dores e lesões muito comuns em certas modalidades de exercícios.

O Fit-Coach e Ex-jogador de futebol profissional, descobriu que o bem-estar dos seus alunos melhorou muito através da inclusão simples “hacks de mobilidade“, como o reforço do núcleo (core) para estabilidade e equilíbrio global.

Ele usa entre outros métodos, a técnica da mão livre para aumentar a amplitude de movimento através das articulações mais comumente afetadas, como os quadris, coluna torácica e os ombros.

Atualmente os exercícios funcionais tomaram conta de todas as cidades e as academias aderiram de tal forma que praticamente virou aula obrigatória.

3 – Chegando ao Estado de Fluxo (Flow)

Você sabe o que é Estado Flow?

Esse conceito de “Estado de Fluxo” une a psicologia e neurociência ao afirmar que artistas, esportistas, escritores, atletas, músicos e outros tantos profissionais altamente qualificados entram em um estado mental diferenciado na busca por conseguir realizar a sua melhor performance ao atingir seus objetivos.

Transforma-se com 4 Métodos Biohacking Estado de Fluxo Flow

Durante o “Estado Flow” ou “Estado de Fluxo”, como queira, os lóbulos frontais do cérebro se tornam hiperativos, fazendo com que o cérebro os leve até o estado teta e gama, ao contrário das ondas cerebrais beta criados durante períodos fora das disputas ou atividades em geral.

A origem deste conceito começou com estudos realizados pelo professor da Universidade de Chicago e psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

A descrição do seu conceito de fluxo está em vídeo na TED Talk, “Flow, o segredo da felicidade”. Csikszentmihalyi, viajou pelo mundo entrevistando artistas e atletas de alto desempenho para descobrir sobre os estados em que eles atingiam suas melhores performances, ele encontrou semelhanças marcantes entre alpinistas, músicos e escritores.

As suas recomendações para encontrarmos o tão sonhado estado de fluxo, principalmente para empreendedores que querem utilizar métodos biohacking é:

1 – Criar ou determinar qual o foco ou objetivo

2 – Procurar fazer exatamente aquilo que mais gosta

3 – Eliminar a ideia de receber por horas trabalhadas pelos serviços prestados, em vez disso focar na remuneração atrelado ao valor adicionado pelos serviços

Simples não acham? Essa é meia fórmula da felicidade.

Além das recomendações, Mihaly sugere no início das atividades a implementação de pequenas práticas diárias a fim de atingir o seu Estado de Fluxo com mais facilidade, entre as sugestões:

  • Gaste no mínimo cinco minutos por dia meditando ou fazendo concentração profunda
  • Se alimente com alimentos integrais, orgânicos e suplementação nutricional
  • Dormir em torno de oito a 12 horas por dia para promover a recuperação cerebral
LEIA:  Biohacking: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida de Forma Simples

O sono tem ganho nos últimos anos uma importância ainda maior que tempos atrás, principalmente com a disseminação do biohacking pelo mundo, essas mudanças de hábitos podem ser apoiada por aplicativos de biofeedback que monitoram a saúde etc.

Já ouviu falar do Azumio? Ele é o aplicativo indicado pelo Dr. para gerenciar atividades e dietas, também tem um algoritmo especial para monitorar o fluxo sanguíneo capilar e desempenho cardíaco, monitorando padrões de respiração para promover técnicas de mindfulness.

4 – Mais saúde com Jejum Intermitente

Par ser um bom biohacker, praticar o Jejum Intermitente é quase uma obrigação.

O Jejum Intermitente é um dos 4 métodos biohacking mais utilizados atualmente, e ao contrário do que muitos pensam, não é por ser uma modinha passageira ou um placebo midiático inventado para saciar a volúpia por inovações dos adeptos do biohacking.

Transforma-se com 4 Métodos Biohacking - Jejum Intermitente

De fato, inúmeras pesquisas estão apontando ou sugerindo a pratica do Jejum Intermitente, ou seja, quando a pessoa passa por um período de restrição ocasional de ingestão de alimentos, a ação contribui positivamente para a melhora do corpo e da mente.

Então podemos nós podemos entender que a restrição aos alimentos (ficar sem comer) são benefícios?

Sim, são inúmeros efeitos fisiológicos positivos, mas há quem diga que não.

No entanto é constatado que há melhorias na função metabólica, e a resistência à insulina (a resistência insulínica é uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas causando ganho de peso), a redução do envelhecimento e desaceleração em casos de câncer, são inquestionáveis segundo artigo publicado em National Center for Advancing Translational Sciences.

Algumas “evidências” sugerem que os seres humanos são geneticamente ligados aos dias dos povos mais antigos por poder suportar períodos de jejum de 12 a 32 horas.

Nota: O Jejum esgota o glicogênio no fígado e ajuda o corpo a quebrar alguns tipos de gorduras. acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade à insulina, regula a pressão arterial e leva a uma otimização hormonal.

Segundo praticantes do Jejum Intermitente aqui no Brasil, a pratica estimula a queima de gordura, estimula o metabolismo e suprime o apetite. Por outro lado, a prática milenar concilia saúde, emagrecimento e espiritualidade.

Ajuda para melhorar a saúde

Estudos feitos em humanos demonstraram que o Jejum Intermitente ajuda na melhora da saúde e em várias áreas-chaves. Andrea Wheeler, RN, diz. “Estas melhoras incluem a redução da pressão arterial de repouso, melhora a sensibilidade à insulina, reduz o triglicérides e colesterol total, diminui a inflamação e estresse oxidativo

Vale mencionar que quando se tratar de saúde é sempre bom consultar um profissional médico antes de começar a pratica do Jejum Intermitente para saber se tudo está ok com seu organismo.

Bom, acha que já chega por enquanto. mas antes de terminar me diz:

O que você acha?

Você já tinha ouvido falar de Biohacking antes?

Já experimentou estas ou outras técnicas Biohacking? Quais foram os resultados?

Você tem algum conselho para outros leitores do blog que querem começar com o Biohacking?

Compartilhe seus pensamentos, histórias e perguntas nos comentários abaixo.

 

Mude sua mente, Mude seu corpo, Mude seus hábitos!

 

Experimente-se!

M.Moren

 

PS: Gostou da leitura? Se a resposta for sim, eu ficaria lisonjeado se você me seguir no Facebook: Biohacking Life, no Twitter: @biohackinglife, é nessas mídias que eu também compartilho dezenas de coisas legais e as últimas notícias sobre Biohacking Life Brasil, que envolvem saúde, desempenho humano e empreendedorismo. Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *