Guia Biohacking para Iniciantes

Guia Biohacking ― Guia para iniciantes. Quando converso com algumas pessoas e amigos sobre otimização da mente e do corpo, eles sempre me perguntam ― porque eu deveria fazer isso e onde encontrar os melhores biohacks?

Se você tem questionamentos como esses e outros mais, algumas resposta estão bem aqui, basta você deslizar o seu dedo na tela do seu smartphone ou o mouse do seu desktop com calma, olhar para o device e ler o artigo até o final, pronto!

Ao falar de Biohacking, eu gosto de usar os termos da forma mais clara e simplista possível, sem firulas ou rebusques, então, quando nos referimos ao modo mais lúcido de encarar e viver a vida, estamos na verdade dizendo sobre algo que foi unido para se tornar uma só coisa: “Biohacking é quando combinamos a biologia com hacking“, já falei sobre isto no post mude sua mente mude seu corpo mude sua vida.

Bio+Hacking É uma maneira efetiva que indivíduos manipulam seus corpos na busca em alcançar determinados objetivos

Usando Hacks ― Às vezes, alguns hack são tão simples como tomar um copo com água assim que acordar, usar suplemento esportivo ou tomar pílulas nootrópicas com o intuito de aumentar a capacidade cognitiva e expandir a mente para ficar mais inteligente, criativo ou ter mais clareza mental.

Na atividade biohacker estão os Biohackers iniciantes, os Biohackers intermediários e os avançados, quanto ao métodos mais avançados de biohacking, podemos incluir a instalação de aprimoramentos corporais “Do-It-Yourself”, muitas outras loucuras e também experimentos inimagináveis que fazem com que um corpo ou parte dele reaja ou uma mente se torne o mais lúcida possível.

Qual o objetivo em se auto-hackear?

  • Melhorar a função cerebral em todas as áreas
  • Gerenciar a perda de peso de forma saudável
  • Construir músculos facilmente sem perder a saúde
  • Dormir melhor para melhorar todo o sistema
  • Sentir-se mais feliz, confiante e determinado
  • Eliminar estress, ansiedade e disturbios emocionais
  • Viver a vida utilizando o seu maior potencial

O Biohacking não é somente o que vemos falar na internet em blogs, sites e portais que induzem a informações totalmente fora de contexto ou da realidade.

Definitivamente Biohacking não é apenas tomar um café a prova de balas (BulletProof Coffee) todas as manhãs.

O mais interessante é que também ficou muito comum vermos notícias se referindo à cientistas que estão pesquisando sequenciamento genético para identificar genes com qualidades mais positivas para que em um tempo ou futuro próximo, melhore os seres humanos.

“Biohacking é um termo pouco utilizado ou conhecido pela maioria da pessoas, poucas já ouviram falar, no entanto, à medida que a tecnologia moderna e o despertar da humanidade para uma vida saudável cresce, o biohacking vai ficar cada vez mais popular” M.Moren

Minha intenção com esse guia para iniciantes do biohacking não é a definitiva, você é livre para pesquisar e se aprofundar mais e mais, quero apenas explicar de forma objetiva tudo que acredito que você precisa para saber sobre o mais excitante e maravilhoso mundo biohacking e dos biohackers.

[ O que é Biohacking? ]

Biohacking é a prática de administrar ou mudar a própria biologia usando técnicas médicas, nutricionais, físicas, eletrônicas e muito mais ainda“.

Entre alguns dos métodos mais populares do Biohacking podemos incluir:

― Tomar suplementos nootrópicos para melhorar o foco, memória e inteligência

― Usar dispositivos eletrônicos para gravar informações ou dados biométricos. Fitbit é um dos exemplos básicos de biohacking

― Instalar no próprio corpo tecnologia para ser melhorado fisicamente (Do-It-Yourself). Temos como exemplos, implantes magnéticos etc,

― A realização de pesquisas avançadas de sequenciamento de genes em laboratórios profissionais ou em casa

Em última instância:

biohacking é uma atividade baseada em práticas “faça você mesmo” para gerenciar seu corpo.

★  No Biohacking, o conceito maior é que: aquilo que nosso corpo absorve ou colocamos para dentro dele, tem um grande impacto sobre a forma como nos sentimos e pode alterar os resultados daquilo que fazemos.

Isso seria o mesmo que Hipócrates disse:

Deixe o alimento ser o seu remédio

Mais outra frase que sustento: “Um homem sábio deve considerar que a saúde é a maior das bênçãos humanas e aprender tê-la por seu próprio conhecimento trará vida longa”

Com o Biohacking, podemos conseguir melhores “resultados” em inúmeras atividades cotidianas, podemos aumentar o desempenho físico e motor, podemos usar nosso corpo para reduzir doenças, ter melhor memória, aumentar o foco, ter mais criatividade e ampliar as habilidades humanas em geral …

Para tudo isso, precisamos fazer uso de alguns insumos.

Como surgiu o Biohacking?

Desde o início da humanidade, nós, os seres humanos sempre buscamos melhorar nossos corpos, e sem nenhuma precipitação, posso dizer que essa é uma das buscas centrais de todo ser humano inteligente.

Hoje, com a necessidade cada vez mais emergente, o Biohacking surge baseado dessa idéia principal: “o desejo constante de melhorar o poder cerebral, manipular habilidades físicas gerais, manter o corpo saudável e aumentar a força humana em todos os sentidos.”

O que é BioPunk?

Esse é o lado mais underground do Biohacking, tem raízes nas ideologias “bio-punk”, Biopunk (é uma palavra combinada da “biotecnologia” e “punk”), um termo utilizado para descrever um gênero da ficção científica que se concentra em biologia sintética e atualmente utilizado para denotar um movimento tecno-progressivo que prega o acesso livre à informação genética.

Já ouviu falar em trans-humanismo? Como assim trans-humanismo?

Guia biohacking trans humanismo

Quando ouço essa palavra trans, fico até com medo. Pois é, não podemos esquecer de falar do “transhumanismo”. No “transhumanism”, abreviado com H+ ou h+, é um movimento intelectual que visa transformar a condição humana através do desenvolvimento de tecnologias amplamente disponíveis para aumentar consideravelmente as capacidades intelectuais, físicas e psicológicas humanas para criar um ser “pós-humano” superior.

Seria esse um semi-deus? Claro que não, nunca chegaríamos a tanto.

No entanto, muitas pessoas acreditam que os cyborgs serão a evolução da raça humana, outros porém, vêem o Biohacking simplesmente como uma forma de criar um ambiente propício para se tornar uma pessoa acima da média e com habilidades aumentadas com ou sem o uso de tecnologia moderna.

De qualquer forma, nós, os seres humanos temos sonhado em melhorar cada centímetro de nossos corpos, principalmente nossa capacidade cognitiva e mental desde que fomos criados pelo “Designer do Universo” que é DEUS.

Felizmente, com os crescentes avanços da tecnologia, o ser humano vêem agora algumas possibilidades impensadas em anos passados, hoje é muito mais fácil pensar em melhorias reais nas nossas capacidades, tanto físicas, mentais e psíquicas. Eu estou nessa!

Quem são os Biohackers?

Eu não sou nenhum nerdy, longe disto. Eita! … pera aí, não me julgue! Não que eu tenho algo contra nerdys, pelo contrário admiro e tenho muitos amigos que posso classificar desta forma.

Digo isso porque, por incrível que pareça muitas pessoas acham que Biohackers são super humanos ou meta-humanos capazes de lidar sobrenaturalmente com computadores, fazer coisas impossíveis aos viventes e se transformarem no que quiserem – super gêmeos ativar – sabe, como os que aparecem nos filmes em quadrinhos ou de super-heróis.

Ou então, como no filme “Lucy“que usa a pseudo-ciência e uma droga nootrópica para adquirir maior capacidade cerebral para obter o conhecimento necessário para se tornar um deus.

Mais uma vez … nada desta ficção é real ou possível!

Ser um Biohacker é todo aquele que pratica Biohacking, e hoje, essa atividade tem se tornado um fenômeno real, sério e legítimo.

Em todos os lugares com apenas alguns olhares podemos encontrar a existência de dezenas de pessoas comuns que são Biohackers e, para dar suporte ao conhecimento necessário e específico, muitas conferências estão acontecendo por todos os cantos do mundo.

Agora mesmo, aconteceu a conferência de Biohacking, a “BioHackerSummit“, nela os maiores nomes envolvidos no tema estiveram presente, foram discutidos diversos assuntos relacionados, muitos focados na saúde do futuro e novas tecnologias de apoio a transformação e desempenho.

Normalmente essas conferências atraem um público específico e disposto em aprender, conhecer e se submeter as novas possibilidades de fazer upgrades em si mesmos e todo tipo de otimização pessoal.

Guia Biohacking para Iniciantes BulletProof Conference

Em Outubro próximo deverá acontecer a Bulletproof Conference 2017. Em geral palestrantes como Dave Asprey, John Gray, Bo Eason e Gerald Pollock destacam seus principais biohacks para ajudar pessoas normais transformar sua fisiologia em um estado de cura, regeneração e felicidade.

LEIA:  Biohacker. Hackeando a própria vida

Além disto, inúmeros especialistas em biohacking incluindo psicólogos especializados em memória, nutricionistas que se especializaram em “nutrição biohacking” e até mesmo estudiosos de cérebros e neurociência falam de suas experiências com humanos.

Fico pensando quando essas conferências Biohackings começaram pipocar por aqui no Brasil.

Como iniciar Biohacking na prática

Talvez você ainda não saiba, mas ser um Biohacker ou começar praticar Biohacking, é mais fácil do que se pensa. Só para ter uma ideia, existem dezenas de blogs, sites e “guias biohackings online” sérios que explicam e dão muitas informações básicas e avançadas para você iniciar seus testes dando início ao biohacking.

Então vamos lá…

Na última conferência de Biohacking Bulletproof Conference, os pesquisadores que estavam por lá deram muitos hacks incríveis, escolhi sete matadores, e baseado nisto, segue esse Guia Biohacking, com as dicas e truques para você saber quais as melhores formas de começar seu biohacking hoje mesmo, gastando nada ou alguns poucos reais – se você quiser.

#1 – Melhore sua postura

Ok, mais do que um fato, esse é um dos maiores problemas que enfrentamos hoje com a modernidade, a postura. Você provavelmente ao ler este texto esteja sentado em uma cadeira que não é ergonômica, esta em frente ao computador com o ombro e a cabeça inclinada para a frente ou com uma de suas mãos apoiando o rosto.

Guia Biohacking para Iniciantes - postura

Ou em outro caso, você está agora na cama ou sofá olhando para uma tela de smartphone acima do abdômen com sua cabeça para frente esticando o pescoço para baixo para ler esse texto, ou em um tablet enquanto está assistindo TV ao mesmo tempo.

Não importa, eu ficaria aqui digitando mais mil palavra descrevendo um configuração possível da sua postura totalmente errada. O mais incrível é que boa parte das pessoas está cometendo esses erros de postura dia após dia.

O ponto principal desta questão é: a grande maioria de nós mantém uma postura descomprometida e nunca se deu conta, fez, faz ou fará algo para mudar isso.

Eu poderia dizer que essa conduta é ruim, mas não – ela é péssima.

“Manter uma postura incorreta causa muitos danos físicos, atrofias, lesões crônicas, dores nas articulações e musculares no futuro”

É possível que você nem perceba ou sinta os danos sendo causados hoje, ou até mesmo daqui 5 ou 10 anos, but … quando você avançar na idade, toda essa postura incorreta vai se voltar contra você te assombrando por bons anos posteriores, até que tudo se acabe.

Wow! Que dramático isso que falei. Mas é a pura verdade.

Felizmente, em qualquer momento da vida é possível corrigir a má postura, quem quiser fazer mudanças não há dificuldade alguma além da determinação de querer.

Listei algumas dicas recomendadas pelos especialistas neste assunto. Bóra!

Como estabilizar sua coluna quando estiver parado ou sentado:

  1. Não cruze as pernas, melhor deixá-las livres e ligeiramente afastadas
  2. Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente
  3. Mantenha as costas eretas, mantendo a curvatura normal da coluna
  4. Posicione os ombros levemente para trás
  5. Deixe os braços pendidos ao longo do corpo ou com os antebraços apoiados na mesa de trabalho
  6. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever em um computador

Você pode usar essas técnicas simples enquanto estiver sentado e sentir aquela sensação de desconforto por estar longos períodos de tempo sentado em sua cadeira no escritório ou no seu home-office.

O mais estranho, em geral quando vemos alguém com uma postura ereta, achamos incomum por estarmos acostumados a ver a todo momento pessoas com a coluna e postura curvada.

Claro que não é fácil fazer correções em hábitos tão impregnados em nossos costumes, mas você terá vantagens excepcionais ao começar mudar sua postura principalmente no quesito, evitar lesões, elas podem até trazer debilidades móveis.

Outras dicas de postura [biohacking]

Você sabe como se sente ao ficar por longos períodos de tempo sentado ou em pé, normalmente o corpo fica duro e muitas partes ficam doloridas volta e meia. Sem fala nas dores lombares.

Nós não devemos sentir essas dores quando estamos alongados ou temos uma postura correta. O ideal é fazer exercícios específicos ou a forma mais rápida e eficaz, faça – Reeducação Postural Global (RPG), Alongamento ou Pilates – com certeza vai aliviar suas dores e melhorar sua postura.

#2 – Melhore a sua nutrição

Tanto a nutrição como a postura, são áreas onde a maioria de nós poderia melhorar. Óbvio que são duas áreas que precisa ser tratada no mindset, senão as coisas ficam um pouco mais difíceis para as mudanças necessárias serem implantadas.

Guia Biohacking para Iniciantes - Nutrição

Vou ser bem franco, se você gasta dezenas de temers (reais) com seu carro ou hobby preferido – porque a sua saúde e o seu corpo não precisam também desses gastos com cuidados especiais?

Pense nisto a partir de agora.

Para se tornar saudável nutricionalmente, é certo que você vai enfrentar muito trabalho (e gastar um pouco de dinheiro), comer doses recomendadas de frutas, legumes e vegetais todos os dias é primordial.

E o café preto tão delicioso? Hummm, se for esses comprados em mercado – é um porcaria.

Posso beber 5 xícaras dele a cada dia? Pode sim, mas vai arcar com as consequência na sua saúde.

Xiiiii Marcão, eu terei que saltar as bebidas no “happy hour” das sexta-feira e do churrasco no sábado? Você decide!

Melhor que pulasse, mas depende do seus objetivos.

Eu particularmente vivo muito bem sem café preto carbonizado e álcool destilado diária, semanal ou socialmente. O que você tem que ter em mente é que Biohacking Life envolve um controle da sua nutrição de forma eficiente.

Mas até que ponto Marcos?

Então, quero dizer que não estou dizendo que você tem que ir do Oiapoque ao Chuí em apenas 12 minutos correndo descalço – isso seria impossível – nem estou dizendo que você deve se abster completamente de álcool ou café preto.

Mas, vale lembrar que os defensores do Biohacking recomendam que haja uma mudança para algo mais poderoso que um simples café preto melado com açúcar refinado ou adoçante regado a aspartame – éééca – a ordem do dia é tomar o famoso Bulletproof Coffee, o café a prova de balas.

― O café preto bom para se tomar deve ser orgânico, sem resíduos de pesticidas e através de torra média, seu preparo deve ser feito livre das dioxinas do filtro de papel (use a prensa francesa). Isso é tomar café de verdade.

O café BulletProof também é chamado de dieta? Bom, se é que podemos chamar assim, é.

Ele surgiu a pouco tempo, e para quem deseja manter um Biohacking à prova de balas, sua dieta diária deve envolver também a redução da ingestão de alimentos processados, os refinados como o açúcar branco refinando, cloreto de sódio (Sal) e glúten se possível, além de limitar o consumo exagerado de frutas e consumo de substâncias tóxicas.

Acho que você me entendeu quando disse – substâncias tóxicas. Rsss

Coisas que devem ser lembradas na sua dieta:

Elimine açúcar, glúten, aditivos sintéticos, colorantes e aromas artificiais

Elimine o sal (cloreto de sódio) troque por al marinho ou do sal do himalaia

Substitua os açúcares por gorduras saudáveis, como o óleo de coco ou a manteiga alimentada com relva (ghee)

Elimine grãos, óleos derivados de grãos e vegetais, gorduras saturadas e trans

Elimine legumes, incluindo amendoim, feijão e lentilhas

Coma carne alimentada com pastagem selvagem

Consuma ovos caipiras ou de patas, carne de porco, galinhas, perus e peixes

Mude para o consume de frutas e vegetais orgânicos. 1/2 porções por dia está ótimo

Cozinhe os alimentos ao ponto (ou melhor ainda, quase ao ponto)

Tente manter uma dieta de 50% a 80% de gordura boa

Tente manter o consume de carboidratos entre 5% a 30% de carboidratos

Alimente-se de 10% a 30% de proteína sempre que puder

Guia Biohacking para Iniciantes - bulletproof coffeeUm detalhe que não posso deixar de comentar é o fato do: “vou me enganar só um pouquinho”, ou seja, se na sua dieta seja ela qual for, você entende que falhar por um dia ou dois, isso não vai lhe fazer mal, tenha certeza, será uma perda de tempo que não faz sentido.

Em vez disso, os dieters biohackings precisam reconhecer que quanto menos se adere à dieta, menos benefícios com a dieta são colhidos.

LEIA:  Biohacker. Hackeando a própria vida

Mas é óbvio que você não precisa usar a dieta à prova de balas do Dave como muitos fazem por ele já ter as receitas prontas, essa é apenas uma das muitas opções disponíveis que você encontra no mundo Biohacker.

Eu tenho minha própria dieta Biohacking e o certo para que esse método dê certo, é que toda pessoa tenha sua opinião sobre como alcançar a “melhor dieta biohacking” para que seu desempenho cognitivo e físico aumente ou evolua.

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer para começar fazer biohacking como parte da sua alimentação e modo de vida é aprender. Como nós dizemos no empreendedorismo e no marketing digital, é preciso: testar, testar e testar.

Porque você deve testar?

Resposta simples, para detectar sensibilidades a alimentos e substâncias, em seguida, se preciso for, parar de comer esses alimentos que podem ser tóxicos ao seu organismo mesmo sendo de boa qualidade.

O mundo atual esta cheio de alimentação com aparência de comida boa mas de péssima qualidade.

Talvez você esteja consumido isso todos os dias, e até gosta, o problema é que esses alimentos em seu corpo pode não ser processados com facilidade, e isso pode causar um estresse demasiado em órgãos internos e sistema digestivo causando todo tipo de problema imediatamente ou ao longo do tempo.

Como você pode testar?

Verifique como sua mente e seu corpo reage ou como sua freqüência cardíaca se comporta depois de comer determinados alimentos.

#3 – Seja amigo da natureza

Quem nos criou, construiu nossos corpos para viver e estar ao ar livre e não sob a influência de luz azul.

Guia Biohacking Natureza

Desde a criação do homem, nesses poucos milhares de anos, nós os humanos basicamente somos “acompanhamos” desde o nascimento à morte.

Nesse tempo todos nós sempre nos estabelecemos em áreas que seria fácil obter da natureza, comida e abrigo. E hoje – o que fazemos?

Um Biohacker precisa entender que um dos principais ativos do Biohacking, é a natureza, Ela é quem nos ajuda melhorar nossas conexões e sentidos, Ela é que nos ajuda ser saudáveis e dispostos.

Opa! veja bem, isso não significa que você deve comprar uma barraca de camping, montá-la no seu quintal ou em um parque qualquer no seu bairro.

Pense desta forma – eu vou interagir com a natureza com mais regularidade, diariamente se possível.

― “Sempre que posso ando com meus pé na terra, tomo Sol praticamente todos os dias, além de procurar estar o máximo em regiões onde o ar é excepcional.”

Um dos melhores exemplos do recente Biohacking mundial que vive desta maneira é Daniel Vitalis.

Guia Biohacking Daniel Vitalis lobo cinzaVitalis chegou a seguinte conclusão: todos os cães do mundo que existem – desde Chihuahuas até Grandes cães Dinamarqueses – são descendentes do Lobo Grey.

Em outras palavras, aquele cachorrinho enrolado em seu colo pronta para te dar uma lambida na cara tinha um bisavô genial que mataria você só por tentar acariciá-lo.

O seu cachorrinho de estimação não te mata simplesmente porque ele foi domesticado, alias, muitos dos animais que temos em nossos lares ao longo das gerações ficaram dóceis por viverem juntos ou próximos aos seres humanos.

― Já que estamos falando disto, os seres humanos modernos não são diferentes dos filhotes de cachorro, nós assim como eles, de gerações em gerações estamos vivendo uma vida fácil, confortável e degenerativa, isso tem nos tornado preguiçosos, tanto mental, fisicamente e psicologicamente inativos.

Precisamos sim “rebootar” ou dar um (reboot) em nós mesmos, e ao reiniciar nosso hardware (corpo), precisamos alcançar o mundo natural para usufruir dos seus principais benefícios através do Biohacking.

Para restartar sua vida ao modo mais natural, 4 coisas simples você pode fazer imediatamente para ficar sintonizado com a natureza:

#1 – Coma alimentos orgânicos, quanto mais naturais ou selvagens melhor

Caçar, plantar e colher seus próprios alimentos seria o ideal. Consuma brócolis, aspargos e cogumelos vivos. Coma frango e animais comestíveis matado na hora. Pense, os povos antigos e selvagens vivem mais porque?

#2 – Beba bastante água mineral da fonte ou nascente

― A menos que você viva em um pequeno sítio ou tenha uma cisterna (poço) em seu quintal, a água que você bebe é fortemente processada, infelizmente tenho que dizer que a água da torneira da sua casa tornasse extremamente mortífera e cognitivamente debilitante ao ser processada pela agência sanitária.

Esta água da torneira serve apenas para deixar as pessoas com peso na barriga, dissonantes e desinteligentes.

E a água engarrafada? Você acha que é segura para beber? É ainda pior.

Nesses dois tipos de água, os minerais são removidos e produtos químicos são adicionados para trazer efeitos maléficos a saúde, queira você acredite ou não.

No Biohackings é defendido e recomendado beber água de um bom filtro ou de uma fonte natural perto de você, em vez de água direto da torneira.

Acha que encontrar uma fonte por perto é difícil?

Aqui mesmo perto de casa no Horto Florestal – ZN – São Paulo, tem algumas biqueiras livres para o consumo. Certamente você também pode encontrar uma fonte de água mineral pura perto da sua casa ou em regiões próximas.

#3 – Respire o ar fresco na natureza

Guia do Biohacking agua natureza e ar puro

Atualmente eu moro próxima á Serra da Cantareira, mas já morei na cidade e vivia com os olhos, nariz e garganta irritados. Se você mora em um grande centro, então o ar que você respira esta te matando lentamente.

― É como se você estivesse fumando sem nunca ter acendido um cigarro.

Felizmente existem alguns tipos de Detox que fazem essa faxina no organismo, vou fazer um post exclusivo sobre isso em breve.

Você tem carro? Então com certeza sabe que ao ligar o seu veículo, você mesmo está soltando no ar centenas de substâncias químicas e tóxicas, e todos esses agentes prejudicam os “oligoelementos” em nós com o passar do tempo.

“Os oligoelementos são um conjunto de elementos químicos inorgânicos necessários aos seres humanos em pequenas quantidades, que desempenham diversas funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas vitais aos mais diversos processos bioquímicos realizados pelas células. São adquiridos por meio de dietas balanceadas e diversificadas.”

Nas ruas o ar é contaminado, em casa o ar pode ser seco, obsoleto e mofado.

Para resolver este problema, mantenha plantas vivas em casa.

Um meio de faxinar seu organismo é fazendo uma pequena caminhada sempre que puder em lugares com pouco ou nenhum trânsito.

Ir acampar num final de semana também é uma ótima pedida.

A dica do guia Biohacking é: Respire, respire e respire profundamente aproveitando o ar fresco que a natureza te dá gratuitamente.

#4 – Aproveite a luz natural do Sol

A luz solar é mais do que apenas uma coisa bonita de se ver ao nascer ou ao se por. A luz solar faz é uma parte crítica da química necessária para o nosso corpo. A luz solar regula nossos ciclos de sono e fornece energia valiosa, digo até que sem a vitamina D da luz solar, podemos até atrofiar e morrer.

Vá para fora de casa ou do escritório, exponha sua pele aos raios quentes do sol para adquirir a fantástica vitamina D que nos ajudar estar vivos e com saúde inabalável.

#4 – Mude sua perspectiva

Você já reparou que os humanos modernos são fracos, têm expectativas elevadas, mas possuem baixos níveis de tolerância. Com a competição entre iguais e diferentes aumentando, nós estamos cada vez esperando mais de nós mesmos e dos nossos ambientes sociais, em contra partida, temos tolerância baixa a dor, as emoções e principalmente ao desconforto.

Vamos a um exemplo prático:

O Brasil ao ser colonizado tinham pouco ou nenhuma infraestrutura, mesmo assim eram felizes por estarem aqui e por viajarem meses até chegar nas terras tupiniquins, ao chegar não tinham um centavo sequer em seus bolsos e tinham que arar a terra se quisesse comer.

Hoje, quando o seu Wi-Fi sai do ar ou bloqueiam o Whatsapp, todos começam espernear como crianças sem a mamadeira.

Bom, baseado no que Joe de Sena recomenda para quem deseja ser Biohackings, reparar este problema pode ser doloroso, mas extremamente saudável para reiniciar (reboot) sua mente:

― Tome banho frio

― Faca um dia ou dois de desitox-tech

― Seja sem-teto pelo menos um dia (loucura isso) mas válido

― Faça um sacrifício por alguém, doe seu tempo ou algo que te custe

― Faça a terapia de rejeição, um “jogo de auto-ajuda social”, onde seu objetivo é ser rejeitado por outras pessoas para no final criar estresse e confiança

LEIA:  Biohacker. Hackeando a própria vida

― Aumentar a sua consciência humana através da meditação (mindfullness)

Pratique alguns esses exercícios, você com certeza vai mudar sua atitude na construção de uma nova perspectiva e tolerância.

Tente pelo menos três desses, no mínimo você vai aprender em não ficar mais se queixando de pequenas coisas da vida, você se encherá de gratidão por coisas que você já tinha dado por certo não ter mais dentro de você.

#5 – Use música para fazer Biohacking

Os sons e músicas sempre foram um dos mais poderosos mecanismos para o homem, no Biohacking então nem se fala.

Se você está tendo problemas para se concentrar no trabalho, com desinteligência, sem foco, insônia, nervosismo etc, tente colocar um par de fones de ouvido e ouvir sons binaurais, música clássica, instrumental ou música eletrônica do tipo Ambient.

Em um nível mais alto, você pode realmente entrar em um “trance meditativo”, usando algo chamado de “arrastamento de ondas cerebrais de áudio”.

O site Brain.fm, por exemplo e, FocusAtwill.com tem coisas muito incríveis, depois acessa para ter uma ideia do que estou falando.

No Biohacking o uso da música depende do conceito, espera-se da música que ela realmente mude as ondas cerebrais através de um processo conhecido como “Frequency Following Response”.

Abaixo uma pequena explicação básica sobre como as ondas cerebrais afetam nossa mente:

― Beta   (14 a 30 Hz): quando estamos acordados e concentrados, na maior parte do tempo.

― Alfa    (8 a 14 Hz): estado meditativo, estado crepuscular entre sono e acordado, memória melhorada, acordada e relaxada.

― Theta (4 a 8 Hz): sonhos lúcidos ou claros e acesso à nossa mente inconsciente.

― Delta  (0,1 a 4 Hz): sono profundo e sem sonhos e ausência da consciência, nossos poderes são restaurados.

Nossos cérebros funcionam de forma diferente quando ouvimos música de jazz suave em comparação com a música de rock pesado. Encontre músicas que funcione para você para colocá-lo no estado de fluxo ou da mente.

Eu particularmente gosto de Binaurais e Apps como “Sounds Of Rellieve Stress“, tem outros bem legais, basta procurar e testar qual você se adapte melhor.

Escute uma pequena dose diária de som biohacking.

Gostou dos binaurais? Legal isso, funciona mesmo tá, outro dia fiquei 24 horas acordado por uso em excesso.

Vamos para um estado mais avançado de consciência?

#6 – State of Flow – Corte seu “Fluxo”

Estado de “Flow” está aí uma das palavras-chaves mais poderosas no mundo do bio-hacking. Para falar a verdade, praticamente todos os Biohackers gostam de falar sobre “fluxo” ou “estado de fluxo.”

O fluxo geralmente é descrito como o “estado óptimo ou de excelência da consciência em que nos sentimos e realizamos o nosso melhor”

Durante esse estado, o tempo desacelera, nos esquecemos de nós mesmos e dos nossos problemas, e atuamos em nossos níveis máximos de desempenho físico e mental.

Os atletas são os que mais experimentam esse estado “Flow”, mas a maioria de nós já experimentou ou vai experimentar o “estado de fluxo” em algum ponto da vida.

Esse assunto é muito importante, estou preparando um mega artigo sobre “state of flow” ou “estado de fluxo”, se inscreva na lista ou em uma das nossas mídias para ser avisado em primeira mão.

#7 – Dicas e truques Biohacking

Esta parte não tem nada a haver com tecnologia ou implantes no corpo, Biohacking não é somente isto como alguns tentam pregar por ai.

Prova disto é o nosso conteúdo voltado para o ser humano que deseja ser evoluído de dentro para fora e também de fora para dentro, mas não com o uso invasivo de tecnologia.

Outra coisa, você não precisa olhar muito além do horizonte para encontrar dicas e truques de Biohackings projetados para tornar você um ser humano melhor e capaz.

Aqui estão algumas das dicas e truques mais populares:

― Comece um diário de gratidão. Nele você pode listar três coisas que você está grato por estar vivo

― Escreva uma carta de no mínimo 300 palavras para alguém importante para você, leia-a para ela em voz alta ou leve-a para tomar um café ou chá

― Tenha Fé, sem ela é impossível acreditar que sua “caminhada terá um final feliz”

― Onde quer que esteja sinta-se grato por tudo o que tem, sinta, veja, ouça e experimente

― Esqueça seus preconceitos e conceitos pré estabelecidos sobre as coisas

Encontre sua verdade e a verdade que liberta criada pelo maior Ser do universo para você

― Outra dica, aprenda “Técnicas de Aprendizagem Rápida” para acelerar seus conhecimentos

Faça isso para ser um Biohacking

  • Se esforce: Leia ativamente e participe de cursos e pratique tudo que aprender
  • Mude seu estado: sinta excitação e curiosidade para aprender mais e mais
  • Pergunte: não fique com perguntas presas na sua cabeça, tire todas as suas dúvidas
  • Ensine: aprenda novas coisas como se estivesse prestes a ensiná-la a outras pessoas
  • Seja ativo: tente tomar um suplemento nootrópico e se alimentar muito bem.

Conclusão : Quem pode se beneficiar do Biohacking?

Toda e qualquer pessoa disposta em começar fazer melhorias em seu estado mental, cognitivo, saúde, espiritual e físico.

É óbvio que o Biohacking acaba dizendo para as pessoas – “olha, vocês podem tomar medidas simples para conseguir melhorar seu corpo, mente e habilidades em geral“, eu sei que isso parece muito sedutor.

Minha pergunta é no alvo: Você quer ou não fazer isso?

Outra coisa, talvez você tenha dúvidas de quem podem se beneficiar do Biohacking de verdade?

Então, leia quem pode:

― Pessoas que sentem como se tivessem sofrendo na vida

― Qualquer um que tenha problemas para se concentrar

― Pessoas que executam tarefas difíceis no trabalho ou na escola

― Pessoas que se sentem estagnadas e não conseguem crescer profissionalmente

― Aqueles que se sentem inúteis e querem fazer uma mudança positiva ou radical na vida

― Aqueles que querem se tornar um ser humano melhor e pró-ativo

― Para todos que desejam se profissionalizar em todas as áreas da sua vida

― Quem quer buscar limites mais altos de forma estratégica e produtiva

― Quem deseja viver com criatividade e em alta performance

― Precisam ter clareza e intenção realizável em cada uma das suas ações

― Desejam ter e gerar resultados totalmente fora da caixa

―  Querem alinhar corpo e mente, sucesso profissional e realização pessoal, teórica e na prática

―  Desejam mudar seu mindset e tratar sua vida de forma hiper-produtiva.

Tudo isso é possível com a prática do Biohacking, apesar de ser um conceito novo e apenas começando, podemos ver que existe nele potencial de transformar as pessoas de forma absurda.

Quer saber se o mundo biohacking tem empresas ganhando dinheiro? Tem sim, o BulletProof está fazendo milhões com a indústria de dietas ao vender fórmulas avançadas do seu café a prova de balas, seus livros de receitas, entre outros produtos.

Mas você não precisa comprar nenhuma dessas coisas que são vendidas. Se puder compre!

Se você está iniciando no estilo Biohacking de viver e quer ser “à prova de balas” como diz o ditado, comece apenas fazendo pequenas mudanças em sua vida para se tornar um ser humano melhor, e você vai descobrir uma maneira poderosa forma de alcançar seus objetivos de vida em todos os aspectos.

É como o efeito dominó, uma peça certa que você derrubar, ou seja, nesse caso – que você mude -, todo o restante poderá ser impactado positivamente.

Experimente biohacking pela primeira vez?

Tente adotar uma das dicas listadas acima por pelo menos 7 dias consecutivos.

Não tente empurrar tudo de uma vez, em vez disto, tente implementar uma por vez, basta escolher o que melhor te agrada.

Faça gradualmente, depois vai adicionando mais e mais.

Quando você se acostumar, nem perceberá que estará vivendo um estilo de vida superior.

 

Para Terminar …

 

★ Isso é o que Biohacking = Cada pessoa é única para alcançar o seu verdadeiro potencial.

★ Isso é o que é Biohacking = Você precisa testar o que funciona melhor para a sua própria biologia e fisiologia.

★ Isso é o que é Biohacking” = Você não pode ficar preso em si mesmo, empacado e se sentindo fracassado, comece experimentando todas essas idéias inovadoras para ter saúde, inteligência e alto desempenho.

 

☛  Quer “aprender de graça” mais quinze 15 mudanças que vão fazer você se tornar definitivamente um Biohacker e ajudar você começar hackear e ajustar sua saúde, mente e seu corpo?

 

Clique Aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *