Dieta e Álcool uma Combinação Imperfeita para Biohackers

Dieta e álcool, e também noites mal dormidas são uma combinação imperfeita para biohackers …

Quando resolvi escrever sobre esse assunto, poderei um pouco, mas depois de refletir um pouco sobre o que é verdade dita e verdade calada, resolvi colocar em letras aquilo que penso sobre esse assunto mesmo sabendo que “pode gerar polêmica” por afetar diretamente os gostos, desejos e fraquezas pessoais.

Dieta e Álcool uma Combinação Imperfeita para Biohackers

Em nossa democracia, não é permitido que sejamos intrusivos na privacidade alheia e no que os outros fazem com suas próprias vidas, no entanto, eu posso falar livremente dos efeitos que o álcool pode causar no organismo que qualquer pessoas viva.

Dieta e Álcool … e Biohacker

Bom, de qualquer forma, uma vez que você esteja lendo este artigo, certamente você já é uma pessoa inteligente e consegue sem sombra de dúvidas digerir informações ao aproveitar o que é bom, e o que não for bom ou servir, você simplesmente descarte, feito isso continuaremos sendo amigos. Blz!

Para nós brasileiros quase tudo vira festa, em muitos casos vira bagunça mesmo, rsss. O mais interessante é que apesar da crise que o país vive em alguns seguimentos da economia, político e moral, no mundo do entretenimento e diversão esta tal de crise vive na corda bamba ou sequer existe.

Vou deixar isso mais claro … em algumas regiões há aumentos significativos de bares e botecos, e nós sabemos que os bares em geral são os lugares oficiais para se comemorar quase tudo.

Grandes festivais e eventos desportivos acontecem todos os meses fomentando à cultura de consumo moderno, em geral, todos os indivíduos estão comumente sendo expostos passivamente a essa indução mercadológica.

Isso tudo tem um motivo e com certeza é uma oportunidade de ouro para muitas companhias e indústrias.

O Prêmio é sua Saúde

“Para tudo que fazemos tem um preço a ser pago”, já ouviu isto alguma vez? Sei que já.

Acho que como adultos pensante não temos dúvidas quanto a isto “e se” você estiver a disposição (na pista), o maior prémio à ser pago vai recair sobre a sua saúde.

  • Você quer construir músculos?
  • Quer perder peso ou reduzir o risco de doenças?
  • Quer ter uma mente mais pró-ativa e rápida?

Para que isso aconteça, no mínimo você precisa reduzir o consumo e a ingestão de bebidas que contém índices elevados de álcool. Se quiser melhorar sua vida e saúde leia: biohacking para iniciantes.

Minha sugestão é: tente, pode ser muito benéfico para você!

Marcos, como isso é possível com tanto pressão social?

Pois é, como eu disse, para tudo que fazemos tem um preço e, hoje o fator diversão pesa muita na vida de qualquer cidadão sociável.

Com esse cenário, até parece surreal esperar que alguém corte o álcool de sua vida, mesmo porque, “dieta e álcool” e diversão, andam todos juntos onde quer que estejamos.

No entanto, o intuito com esses pensamentos transcritos, é mostrar algumas dicas e truques que poderá lhe ajudar manter o seu consumo alcoólico em níveis adequados.

Eu raramente bebo e particularmente consumo álcool em uma ocasião especial ou outra, normalmente tomo vinho em baixa escala.

Bom, vamos ao que interessa!

Para começar, precisamos saber nem que seja breve, o que acontece com o nosso sistema nervoso quando tomamos bebidas alcoólicas.

A coisa mais importante para se levar em conta, é que assim que o álcool entra para dentro do seu organismo, o corpo já começa um trabalho duro para tentar removê-lo para fora.

Então se o nosso corpo rejeita o álcool, ele não é bom para o sistema todo. Você com certeza já sabe disso!

Então esta é uma boa ou má notícia?

Boa, claro que é, mas também podemos através de métodos biohacking e mudança de hábitos ajudá-lo ser melhor!

Nosso corpo é extremamente inteligente, ele sabe que o álcool se torna altamente tóxico muito rapidamente se ficar por passeando pelas nossas veias e órgãos internos do sistema mais perfeito e completo do universo – o corpo humano.

A princípio, o álcool é processado no estômago, nessa fase, cerca de 20% ingerido entra no corpo indo direto para a corrente sanguínea, e posteriormente vai servir como nutrição nebulizante e entorpecente para o seu cérebro.

Efeito do Álcool no Cérebro

Você já deve ter sentido os efeitos muitas vezes de alguns goles de álcool.

Ao ingerir um copo de bebida alcoólica, você poderá sentir rapidamente os efeitos maléficos, isso acontece porque a substância não tem que passar por todo o caminho do seu sistema digestivo, as paredes do estômago acelera esse processo.

A maior parte do álcool ingerido é processado no fígado.

Aprendemos na escola que o fígado é um dos principais órgãos associados com a desagregação e remoção de compostos e substancias tóxicos do nosso corpo.

O fígado tenta te ajudar, mas não conte vantagem antes do tempo, o órgão pode levar algum tempo para fazer essa filtragem, então, fique esperto porque o consumo sistemático de álcool por um longo prazo de forma excessiva gera danos permanentes ao fígado.

Esses danos se não tratados a tempo, levam a morte do bebedor.

O Álcool e sua Dieta

Como citei no titulo, “dieta e álcool uma combinação imperfeita para biohackers.”

Não somente para biohackers, a combinação é prejudicial para toda pessoa viva em qualquer idade e principalmente para quem decidiu fazer algum tipo de dieta.

Então, nunca se esqueça, quando estiver fazendo uma dieta definida com objetivos pré-determinados tais como aumentar a sua capacidade atlética, aeróbica, perder peso ou construção muscular, “o álcool pode prejudicar todo o seu esforço e progresso“.

Talvez você não tenha essa informação, mas o álcool contém quase o dobro de calorias que proteínas e carboidratos. Estas calorias são muitas vezes referida como “vazia”, porque eles são acompanhados por pouca ou quase nenhuma nutrição.

Precisamos entender o que é mais importante para nós – será que seria viver com saúde?

Tenho visto muito amigos jogar suas dieta para ralo, causando desequilíbrio hormonal porque numa tomada rápida de decisão, escolheu mal.

Beber vez ou outra sim, beber em excesso por exemplo, é uma má escolha.

O mais interessante é que muitas vezes essa ação leva tanto mulheres como homens ao ganho de peso instantâneo.

Depois, colocam a culpa no casamento, nos filhos, no sedentarismo (falta de exercícios) ou no estresse.

O Álcool pode ser Bom?

Pode sim! Quando disponível em pequenas quantidades para o corpo o álcool é fonte de saúde, dá para usá-lo como capacitor de energia.

Sua ingestão controlada bloqueia a oxidação de outros combustíveis como gorduras e hidratos de carbono, esses contribuem para o ganho de peso.

Existe dezenas de efeitos colaterais ao beber. Seja cuidadoso!

Sabe aquela vontade de comer McDonald quando você está voltando para casa alcoolizado? Pois é!

Uma noite de bebedeira pode diminuir seus níveis de açúcar no sangue abaixo do normal, e diminuir seu controle aos impulsos. A resposta natural desse descontrole para muitas pessoas é procurar satisfazer-se com alimentos rápidos e outros alimentos dispensáveis.

Não estou querendo dizer para você que o álcool é bom ou todo ruim, você é dono do seu nariz e consegue perfeitamente decidir essa questão. Também não estou dizendo para você evitá-lo a todo o custo.

Segundo o artigo “Alcohol: Balancing Risks and Benefits” da Harvard, o álcool tomado com moderação tem sido associada a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, em particular, nas pessoas com certas variantes do gene ADH1.

Biohackers são testadores, então o ideal é você, se puder, fazer uma analise dos seus genes para saber o nível de sensibilidade ao álcool, só para descobrir se você se enquadra nesta categoria descrita pela Harvard.

Tomar uma cerveja ou duas durante uma festividade no trabalho, numa comemoração de aniversário ou em uma noite qualquer com uma companhia ou seus amigos, não vai acabar com sua vida, longe disto.

Se você estiver buscando acelerar o seu caminho para objetivos maiores como melhorar sua de saúde, praticar esportes, melhorar sua cognitividade e foco mental, reduzir a ingestão de álcool com certeza vai ser benéfico tanto para seu corpo quanto para sua mente e disposição física.

Dieta e álcool não combinam, se você consegui entender isso já valeu o meu tempo digitando este artigo.

 

Um grande abraço.

 

Quer mudar hábitos destrutivos? Torne-se biohacker!

 

M.Moren

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *