Biohacking: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida de Forma Simples

Biohacking: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida de Forma Simples

Quero mudar minha mente e mudar meu corpo …“, “Mude seu corpo para mudar sua mente” ou ainda “Como transformar meu corpo com a minha mente“.

Nós somos máquinas criadas para serem perfeitas biologicamente, todo o nosso corpo foi desenvolvido nos mínimos detalhes por um “Designer Avançado” e “Sofisticado” tanto para realizar tarefas e atividades esperadas, até as mais inesperadas e absurdas que mal podemos imaginar.

Mas… nem sempre essa perfeição está em um nível tolerável, e quando não estiver, é possível melhorar essa performance para se tornar uma pessoa mais lúcida e muito mais produtiva em todas as áreas.

Biohacking.., será uma filosofia? Será uma maneira de viver? Será uma nova onda da moda?

Será um devaneio do ser humano de querer se tornar quase um super homem ou um ser imortal?

Qualquer coisa que seja o Biohacking, esse assunto é fascinante e pode simplesmente deixar qualquer pessoa apaixonada e cheia de curiosidades para os próximos 20 anos.

Sem cerimônia posso disser que o Biohacking vai mudar o mundo e a forma como olhamos para nós mesmos, eu tenho certeza disto!

Por falar nesse assunto, você conhece ou sabe o que é “Biohacking“?

Mude sua mente, seu corpo e sua vida

O que significa o termo “biohacking”?

Muitas pessoas provavelmente ainda não sabem exatamente o sentido, talvez porque, essa “onda Biohacking” ainda seja relativamente nova para uma grande parte da população do “Mundo.”

O termo surgiu há alguns anos, de lá para cá, pouca gente realmente tem se tornado ou vivido como um “high stakes” ou sequer dado conta de todas as possibilidades dessa maneira de encarar a vida!

Vamos entender da maneira mais simples possível, “Bio” refere-se a tudo que envolve os processos “biológicos” no nosso corpo e “Hacking“, um termo emprestado do seu sentido original de “piratear, acessar para mudar, transformar, desmontar, reconstruir, refazer e ao colocá-los juntos, o indivíduo se torna uma coisa melhor – isso é biohacking.

Sem ficar delongando, é o ato de gerir a própria biologia usando uma combinação de técnicas médicas, emocionais, nutricionais, eletrônicos, invenções e descobertas tecnológicas

A adoção desse conjunto de práticas está levando algumas pessoas a mudarem seus corpos e principalmente suas mentes a níveis altíssimos quando comparado aos cidadãos convencionais.

O mais interessante do Biohacking é que a pratica ajuda:

  • Aprender mais rápido
  • Reter informações sensíveis
  • Melhora o desempenho físico em todos os níveis motores
  • Faz melhorar a qualidade do ciclo do sono
  • Aumenta o tempo de vida
  • Auxilia contra e na quebra do estresse

Além desta lista, o auto-hackeado pode desfrutar do melhor da sua própria vida.

Acordar todos os dias pode ser fantástico para quem costuma hackear áreas específicas da sua vida e do seu dia a dia, desde:

  • Comportamentos
  • Conceitos
  • Hábitos
  • Costumes
  • Finanças
  • Moradia e alimentação

O mais interessante disto tudo é que qualquer pessoa comum, assim como eu e você, podemos descobrir todos os efeitos benéficos ao começar usufruir dos mais diversos meios para ser altamente produtivo.

Os meios mais comuns são: a utilização dos mais recentes gadgets, wearables, aplicativos móveis, softwares, serviços on-line, nutrição, nootrópicos (nootrópics), saúde digital e tudo que existe para aumentar o desempenho humano para “estar e ser saudável” e manter a forma, essas ferramentas todas em geral tornam o hackeamento facilitado.

A lista é enorme, mas vamos ver alguns “exemplo simples”

LEIA:  4 Métodos Biohacking para Mudar Hábitos, Saúde e Foco

Nootrópicos

A camada é bem profunda quando falamos de nootrópicos, no entanto para termos uma pequena base sobre essas substâncias, vai fazer você ser melhor no que faz se souber usá-las.

As pílulas nootrópicas são usadas para aumentar o desempenho cognitivo em diferentes áreas (memória, foco, capacidade de aprendizado, claridade, lucidez etc.)

Mude sua Mente com Nootropicos Biohacking

Para quem serve os nootrópicos?

Para toda pessoa disposta em usar mais a capacidade do cérebro, que quer aumentar o QI ou ser mais inteligente por motivos pessoais, intelectuais ou profissionais.

Muito útil para quem está estudando ou atua em áreas que necessitam de alto desempenho ou processamento mental pesado.

Muito utilizado atualmente por quem deseja passar em concursos ou vestibulares, esses são os exemplos mais clássicos.

Dieta e nutrição

Dieta Biohacking ― Essas abordagens são diferenciadas para cada tipo de pessoa, mas, as mudanças podem iniciar com a quebra dos padrões alimentares, com aplicação de dietas específicas e direcionadas muito além do “café a prova de balas” nas manhãs, das substituições de refeições ou do “corte do carboidrato a noite.”

Com dieta e nutrição feitas corretamente, além de saúde de ferro, aumento da imunidade, há também ganhos de força e energia para dar e vender com a otimização muscular e rendimento anaeróbico.

Ao hackear o corpo com boa nutrição ainda é possível emagrecer mais rápido de forma saudável e sem perdas de energia e vitalidade.

Suplementos funcionais

Suplementos Biohacking ― Suplementar o corpo com vitaminas, ácidos graxos e anti-oxidantes, aminoácidos, minerais, sementes, ervas e outros vegetais, em tabletes ou pílulas herbais podem fazem toda diferença entre perdedores e vencedores.

Existem uma infinidade de suplementos que ajudam um biohacker, entre eles: o Goji berry, Ginkgo biloba, Mutamba, Creatina, Whey Protein e uma infinidade de suplementação natural.

Os hábitos

Hábitos Biohacking ― Tem um ditado que diz: “Quem não muda morre por dentro“ou “Quem não muda não evolui.

Biohacking mude sua menteAmbos os ditados estão corretos, as mudanças de atitudes e hábitos devem fazer parte das estratégicas pessoais de quem procura estar comprometido com desempenho no seu dia a dia, seja em casa, nos esportes ou no trabalho.

Mudanças simples como postura, condicionamento, dormir por mais tempo (biohacking também serve para ter um sono melhor), meditar (fazer mindfulness) até adquirir hábitos mais radicais como o “Jejum Intermitente“, em geral todas essas mudanças trarão melhoras extremas na sua performance e desempenho.

Vale mencionar que nos dias atuais esta havendo um despertar da população e muitos estão convergindo para o auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal avançado nas mais distintas áreas e segmentos.

Porque está acontecendo a transformação de mentalidade?

Não sei dizer ao certo, no entanto, estar mais lúcido, ter pensamentos claros, pensar fora da caixa para tudo que seu corpo e sua mente são capazes de fazer, saber o que esta acontecendo ao redor e não vacilar em momento de decisão, fazem toda a diferença no business.

Os seres humanos que estão se dando conta disto, certamente serão mais capacitados, mais saudáveis, possuirão uma genética melhorada e integrada com a evolução, uma consciência mental mais apurada etc, etc, etc.

Não podemos esquecer que vivemos em um “mundo globalizado”, um ser voraz e implacável que faz o convívio entre as pessoas se tornarem cada vez mais aptas e capacitadas emocional, física e mentalmente.

Posso dizer sem nenhum medo que quem souber usar bem todos esses ingredientes, vai se tornar muito mais eficaz e competitivo e para isso será preciso aprender sobre como usar os diversos métodos biohacking para mudar hábitos.

LEIA:  4 Métodos Biohacking para Mudar Hábitos, Saúde e Foco

Biohacking: Mude sua Mente para ter mais produtividade e performance

O lance é combinamos numa fórmula pessoal mas replicável os diversos campos diferentes de hackeamento, aí então surge o “biohacker”, um indivíduo surgido da consequência de aplicações de experimentos body-hacking e manipulação biológica em si mesmo para causar melhorias consideráveis no seu corpo e mente.

Peraí Marcos, então isso é uma fórmula mágica? Claro que não! O que funciona para mim, pode definitivamente não funcionar para você e vice versa, a ideia maior é testar sempre para ver o que é bom e o que é ruim, o que funciona e que não funciona individualmente!

Qual é o cenário de desenvolvimento?

Atualmente o cenário biohacking está sendo criado por pessoas revolucionárias, curiosos, entusiastas, biólogos, bio-mecânicos, cientistas de saúde, psicólogos, nutricionistas, especialistas em fitness, personal trainers, praticantes de meditação, esotéricos, life-coach, especialistas epigenética, regulação gênice e por diversos outros tipos de profissionais qualificados que são parte essencial para o crescimento do “movimento biohacking” em todo o mundo.

Para quem pode interessar o Bio-Hacking?

Bom, na minha opinião se beneficiará quem:

  1. Deseja ter uma qualidade de vida “Full”
  2. Quer ser melhor em tudo ou quase tudo que faz
  3. Todos que desejam ser melhores humanos, empreendedores e profissionais
  4. Precisa melhorar e imunizar seu corpo, saúde e desenvolver a mente
  5. Busca ter uma vida longa (longevidade) e manter uma alimentação otimizada

Nesse imenso universo, o mais óbvio é entendermos que a grande maioria das pessoas querem viver melhor suas próprias vidas, no entanto, querer não é poder, por isso mesmo é que somente quem tem determinação e força de vontade poderá ser chamados de “life-hacker“.

Tem um ditado antigo que diz: “O que parece ser ruim para mim agora, pode ser melhor ao longo do tempo“, faz sentido isso para você?

Para quem quer alcançar esse nível é preciso aprender quatro ações e atitudes:

  • Tem que saber dizer NÃO
  • Tem que saber evitar DISTRAÇÕES
  • Tem que ter VISÃO e FOCO
  • Tem que ter FORÇA e DETERMINAÇÃO

Então, só para ficar gravado na sua cabeça, o termo “Biohacker“, é aplicado a qualquer ser humano que “sistematicamente tenta melhorar sua biologia e fisiologia.

Melhorar significa alterar sua alimentação, manter uma dieta saudável, dormir bem, manter o foco, tomar suplementos, nootrópicos, praticar esportes, fazer yoga, pilates e meditação, ou simplesmente usar a tecnologia mais sofisticada atual em seu favor ainda que precise intervir com implantes.

Hackear a própria biologia é essencialmente benéfico, e quem já faz isso no seu cotidiano, colhe frutos ao extremo.

Por falar em tecnologia mais sofisticada ― O Biohacker é analítico, normalmente faz uso de equipamentos digitais para recolher dados e melhorar o seu bem-estar em geral, usa normalmente medidores de frequência cardíaca e rastreadores de sono (ex. Como um FitBit, Moov Now, Nike + Fuel e WiThings Aura, Sleep Cycle, Beddit, entre outros) fazem parte da vida cotidiana do hacker.

fitbit biohacking brasil: Mude sua Mente, seu Corpo e sua Vida

As atividades e métodos bio-hacking são muito amplos, porém, nesse blog vou falar pouco sobre (implantes corporais, cyborgs, trans-humanismo etc.), não quero fugir do escopo que é falar de hackear o corpo e mente de forma simples por toda pessoa disposta em atingir o nível máximo, mas sem exageros e loucuras pseudocientíficas.

Um exemplo de forma não tão invasiva de começar fazer um hacking positivo é simplesmente tomando vitaminas, complexos ou suplementos cerebrais e manter por conta própria dados biológicos de qualidade de vida ou (Quantified Self) e análises de performance (mentais e físicos).

LEIA:  4 Métodos Biohacking para Mudar Hábitos, Saúde e Foco

O que acham do Biohacking?

Incrível, mas alguns acham que biohacking é simplesmente:

- Comer todas as verduras, legumes e nutrientes possíveis que vai se tornar imune a todas as doenças.

- Tomar café com óleo de coco e manteiga natural já vai conseguir levantar 100k com uma mão com tanta energia que absorveu.

- Fazer megas somas de matemáticas e quânticas, e com isso talvez ganhar o prêmio de inventor do ano.

Rsssss, nada disso não vai acontecer!

E quanto ao Bulletproof Coffee?

Para seu conhecimento é apenas mais um meio de otimizar sua biologia física e mental para alta performance cognitiva e mais algumas coisinhas por algumas horas, só isso.

Para fazer o negócio direito é preciso realizar a auto-monitorização e auto-sensing, ou a livre combinação de sensores portáteis do tipo (EEG, ECG, vídeo, etc.) e computação vestível.

Atualmente há ainda aqueles que rastreiam seus corpos com GPS, essa classifico como a pratica biohacking mais invasiva ao colocar hardware no corpo, e finalmente, existem práticas biohackers mais extremas como a exploração e modificação genética.

Quero deixar claro que o mais importante aqui no Biohacking Life Brasil é que você entenda que ser um “Biohacker” não impõe ninguém a uma regra absoluta ou fórmula que se deva seguir a risca, pelo contrário, para “hackear a própria biologia” o indivíduo(a) precisa:

  • Estar convicto de suas próprias preferências pessoas
  • Buscar conhecimento específico e referências externas
  • Criar motivações bem definidas e planejamento
  • Saber porque quer realizar o auto-aperfeiçoamento (objetivos)

Para muitos e para mim, biohacking está mais relacionado ao aumento do performance cognitivo, a luta contra o declínio cognitivo que acontece com o passar do tempo ou forçosamente imposto pela indústria farmacêutica, alimentícia e do entretenimento, além do envelhecimento celular (ficar velho) que pode ser minimizado com essa prática. Uhuu!!!

Mude sua mente e transforme tudo ao seu redor.

Por falar em ganhos na inteligência, usar aplicativos como Lumosity, Brains Fit instrutor, Elevate, Pico, CogniFit Brain Fitness, Dual-N -Back , etc., poderá mudar sim a expansão da sua mente apenas brincando com jogos nos seus Devices.

Certamente você vive questionando muitos fatos que acontecem do lado de fora da sua retina e também outros que acontecem do lado de dentro do seu corpo, por isso quer fazer mudanças internas para influenciar as que estão do lado de fora – certo?

Então, prazer em dizer, as melhores chances é você se tornar um Biohacker.

Sei que não leu todo esse texto por acaso, provavelmente há uma grande chance de você estar ansioso para melhorar o seu cérebro, ampliar sua memória e suas funções cognitivas ou seja, elevar seus “ganhos de inteligência e aperfeiçoar seu corpo.

Meus parabéns 😀 ! Valeu por chegar até aqui, já considero você um humano especial e diferenciado, ler mais de 2250 palavras não é mesmo para qualquer um, esse já é um passo importante na sua jornada.

 

Meu conselho para os inquietos? Mude sua mente!

 

Mova-se, Motive-se, Experimente-se!

 

Grande abraço.

M.Moren

 

PS: Se você gostou do que você leu, eu ficaria honrado se você me seguir no Facebook: Biohacking Life ou no Twitter: @biohackinglife, nessas mídias eu compartilho dezenas de coisas legais e as últimas notícias sobre biohacking Brasil, saúde, desempenho humano e empreendedorismo.

Ah! mude sua mente com o guia biohacking para iniciantes eu falo um pouco mais detalhado sobre como se tornar um bio-hacker com alguns passos bem simples mais eficazes que qualquer pessoa pode fazer imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *