Biohacker. Hackeando a própria vida

Biohacker

Todos que me conhecem sabe da minha paixão por biohacking e da minha busca por métodos eficientes e inteligentes para fazer meu corpo se comportar da forma mais otimizada possível.

O que é Biohacker?

Biohacker é um indivíduo que tem como prática hackear a própria biologia com o objetivo de melhorar sua performance e desempenho físico e mental.”

A palavra Biohacking e Biohacker são distintas mas se confundem, no entanto, é a combinação do prefixo bio, que significa vida, com hacking, que vem da computação.

“Hackers são pessoas que se dedicam em encontrar falhas nos sistemas para invadi-los, certo? Essa é a mesma perspectiva do Biohacking ao aplicar um gasto do seu tempo em explorar e mudar sua própria biologia para poder obter o controle dos sistemas em seu corpo que nunca teria acesso sem fazer experiências bio-hacker.

Biohacker. Hackeando a própria vida
Biohacker. Hackeando a própria vida para melhorá-la

Acredito que isso deveria se feito por toda pessoa que possui um organismo humano. Rsss..

Por onde quer que passo deixo o rastro que vivo de forma natural e que tenho ciência que as indústrias do marketing, alimentícia e de saúde reversa tem colocado nas prateleiras dos supermercados, padarias e mercearias, tudo que não presta para simplesmente venderem aos consumidores seus produtos que não fazem a menor diferença para melhora de suas vidas.

Infelizmente não são todas as pessoas que conseguem enxergar essa manobra, e outras apesar de enxergarem não conseguem forças para mudar seus padrões destrutivos já incrustados em suas mentes in-reebutáveis. leia: Guia biohacking

Tanto que para uns, o biohacking parece ser um assunto extremamente interessante e revolucionário, mas para outros, é uma coisa totalmente fora da realidade e que não precisa existir ou ser praticado.

Porque?

Simples… a dissonância, os gostos e os desejos.

E se falar que lanches rápido são substâncias tóxicas e maléficas ou dizer que refrigerantes pretos espumantes destroem o organismo da mesma forma como uma brasa quente queima e derrete a gordura de um pedaço de carne. Não cai bem em alguns cérebros com ouvidos.

Até onde me lembro, somos de carne e osso. Tem muita gente derretendo sem saber.

Sou um evangelizador do Biohacking. Falo às pessoas sobre minha forma de encarar meu avanço nos anos (envelhecimento), minha alimentação, da otimização do meu corpo e mente, e, para melhorar meu desempenho físico e mental – me tornei um biohacker.

Nesse ponto a curiosidade é inevitável, e muitas perguntas são colocadas a prova para terem certeza que não estou ficando maluco, rsss ou se isso tudo é realmente algo que se possa praticar para viver melhor.

É certo que há um olhar de interesse a primeira instância, no entanto poucas pessoas sabem sobre biohacking e quando descobrem que existe mesmo assim poucas consideram ir além do bate papo sobre o assunto.

E de quem é a culpa?

Da pressa, preguiça, do pouco dinheiro, da falta de disposição?

Bom, cada um sabe o tamanho do seu quadrado se está apertado ou não, e o quanto quer expandi-lo.

LEIA:  Guia Biohacking para Iniciantes

Mas quanto ao Biohacker Marcos?

Biohacker

O mais interessante é que da mesma forma como um cientista coleta e analisa dados para tirar suas conclusões, um Biohacker por curiosidade, disciplina e avaliação, fará essa coleta de dados sobre seu próprio corpo para saber como anda sua:

  • Pressão arterial
  • Freqüência cardíaca
  • Níveis de estresse
  • Gordura corporal
  • Humor e Ansiedade
  • Ciclos de Sono
  • E assim por diante …

Estas manipulação de informações pessoais são usadas para melhorar ou catapultar o desempenho de forma generalizada.

“O mundo deverá viver o Biohacking de maneira extrema, e quem não praticar o próprio aumento da resistência física, controle emocional, psicológico e mental para se sobressair, vai ficar para trás na sequência evolutiva dos seres humanos.”― M.Moren

Atualmente estamos amplamente aparados por muitas informações que levam ao crescimento humano, são dezenas de Workshops, Conferências e mais Conferências, um exemplo é a Biohacker Summit que tem como Curador Teemu Arina, nela é apresenta o que há de mais novo na “arte e ciência de otimizar e maximizar o bem-estar e desempenho com ferramentas biológicas e técnicas do mais alto nível“.

É óbvio que o mundo Biohacker tem de tudo, desde produtos higt-tech até métodos mindfullness (meditação) e, nesses encontros muitos biohackers se movem no futuro para serem motores e evangelizadores do meio mais produtivo, eficaz e sóbrio de se viver.

Há quem diga que o pessoal do Silicon Valley são todos Biohacker e buscam a performance mental a níveis inimagináveis.

Para conseguir escalar esse tais níveis de excelência, alguns Hacks são postos a prova de todas as maneiras, formas e tamanhos: os nootrópicos, smarts drugs que são as drogas inteligentes, keto, suplementos, meditação … e um batalhão de aplicativos e serviços online, além de dispositivos de rastreamentos para medir a eficácia que todo e qualquer movimento biohacking.

Quem são os Biohackers?

Quem são os Biohackers?

Bom, a inspiração vem de homens comuns que resolvem se tornar diferentes assim como eu e você por estarem inconformados com resultados ou estilo de vida mediana e na ânsia por melhorias nas suas capacidades motoras e desejo de acelerar habilidades cognitivas em relação à resolução de problemas e desempenho das tarefas mudam para o “estilo de vida Biohacker“.

Simples assim!

No Biohacking, encontramos nomes como Dave Asprey da BulletproofTim Ferriss, Ben Greenfield, essa lista acima, eu, você e milhares de desconhecidos.

Todos podem ser Biohacker’s.

O Biohacker é movido pela curiosidade, é um degustador nato de novidades, então, tudo pode ser tentando e muitos hacks que parecem serem esquisitos mas maravilhosos são experimentados e divulgados vez ou outra.

Tanto que ouvimos dizer até sobre instalação de câmara de ar puro e crioterapia em moradias de Biohackers e o uso de botas gravitacional para se pendurar de cabeça para baixo por horas.

Quando ser um Biohacker?

― “Quando o desejo de mudar começa a ficar incomodo e o indivíduo busca transformar tudo que acha que esta errado dentro dele, inclusive seu baixo desempenho como ser humano, cidadão e profissional”

LEIA:  Guia Biohacking para Iniciantes

Para começar a brincadeira, em geral o café preto com açúcar refinado tão comum na mesa dos brasileiros é trocado de imediato por um café de melhor qualidade acrescido de manteiga Ghee, misturado com óleo de coco à sua escolha.

Eu particularmente consumo cinco ovos de galinha caipira com raspas de erva doce e uma banana madura, a energia nesse breakfast é garantido e saborosa até ás treze horas. Agora, meu amigo de negócios Marcelo Mendes e sua esposa Thaïs Nacif coach de auto-estima, costumam também acrescentar tapioca.

― Tudo que um Biohacker faz tem como objetivo principal a otimização do seu corpo e da sua mente de forma exponencial.

Eu entendo que não há nada de complicado nesse assunto, pelo contrário, se você está lendo esse texto, é certo que seu start já foi dado e mais cedo ou mais tarde você começará fazer mudanças em seus hábitos tóxicos.

Então, eu espero sinceramente que minhas observações neste blog o ajude a lançar um pouco mais de luz sobre sua dúvidas.

“Biohacking não tem nada de complicado com alguns tentam demonstrar”

Vale lembrar que vivemos em um mundo que tudo deve parecer gostoso, bom e confortável, e no biohacking não é assim, ter disciplina e estar focado é o alvo principal, além disso, os alimentos exóticos, pílulas, dispositivos e uso de métricas é somente os meios para conhecer o próprio corpo e aprender como ser mais saudável, apto, cognitivo, se alimentar melhor e ser muito mais produtivo.

As Drogas Inteligentes

Nootropics, quem assistiu o filme “Limitless” e na nossa versão “Sem Limites” sabe exatamente do que se trata as “Smart Drugs” ou famosas pílulas da inteligência.

Claro que no filme existe muita ficção e exagero em volta do tema, mas, não deixa de ser verdade o fato de que esses insumos em nosso corpo causa efeitos diretos nas nossas capacidades cognitivas.

Os nootropics são produtos farmacológicos, existem outros suplementos e tantos outras substâncias criadas para melhorar a função mental auxiliando o indivíduo pensar com mais clareza.

Naturalmente, este aspecto biohacking criado pela mídia garantiu um grande destaque sobre o assunto que repercute até os dias atuais.

Se você procurar na web sobre Tim Ferriss em busca de informações biohacker, o mais provável é você encontrar séries de hacks muito não tão notáveis quanto o que mostra no filme “Sem Limites”, no entanto você aprenderá sobre meditação, alimentos saudáveis ​​e simplesmente como tomar a melhor água e como respirar ar fresco para desintoxicar o seu organismo.

Pensando bem o biohacking não tão espetacular assim …

Aí é que você se engana, apesar das técnicas e métodos serem tão simples o poder que esta por trás das práticas faz qualquer tecnologia por mais que seja avançada ser totalmente irrelevante.

É verdade que os Biohackers realmente colocam manteiga em seu café? Sim é verdade. Colocam óleo de coco também.

Eu tomo o café à prova de balas do Dave e realmente não é coisa de defensores do “BulletProof” ele realmente fornece uma carga a mais de energia e ainda de quebra melhora minha função cognitiva.

LEIA:  Guia Biohacking para Iniciantes

Mulheres Biohackers?

Apesar dos especialistas e Dr Rhonda Patrick, Rhonda tem uma vasta experiência de investigação nas áreas de envelhecimento , câncer , nutrição. A plataforma pela qual Rhonda compartilha sua visão de anos de estudo acadêmico e pesquisa sobre as melhores maneiras de aumentar a saúde.

Dr Molly Maloof, sua missão atual é maximizar o potencial humano e saúde usando o bem-estar científico, tecnologia, meios de comunicação, e alimentos junto a medicina. Desde 2012 é consultora de empresas em Silicon Valley ajudando criar estratégias clínicas, marketing científico, pesquisa médica, e desenvolvimento de produtos.

Nesse meio Biohacking é mais difícil encontrar mulheres biohackers, certamente aqui no Brasil é um tanto mais difícil ainda.

Esse universo parece ser pouco explorado por mulheres, quando converso com as amigas de minha esposa, a maioria praticamente não ouviram falar sobre isso.

Testando a search do Google em uma busca rápida para o termo “mulheres biohacking” a queixa se comprou, nada a respeito.

De qualquer forma, existem muitas “mulheres biohackers” que fazem Biohacking, só não entenderam ainda que elas se enquadram como tal.

Nos dias atuais os seres humanos estão se esquecendo que existe terra e ar puro, que existe sol e a melhor água alcalinizada de verdade, essa consciência está incutida ao biohacker de mostrar aos cidadãos que existe uma preocupação emergente de termos que consumir alimentos de qualidade e manter uma nutrição que ajude nossos corpos evoluir.

“Na verdade muitos de nós estamos fazendo biohacking sem perceber”

O que precisa para que percebam – serem startados.

E quanto a mim?

Bem, digo que meu start se deu aos 40 e hoje sou mais uma cobaia que tem vivido de forma plena e abundante.

Decidi descobrir como é possível hackear áreas do meu corpo incluindo a mente para ligeiramente melhora-la.

Bom tenho conseguido ótimos resultados.

E quanto a você?

Bom, aí vai de cada um, não posso garantir que você vai obter os mesmos resultados do pessoal que trabalha no Vale do Silício e não tenho muita certeza se você vai gostar de tomar o café com manteiga – mas sei que você pode se tornar muito melhor do é hoje e que poderá em pouco tempo expandir sua mente.

Meu próximo passo é comprar uma bota gravitacional, rsss.

 

Está inconformado com seus resultados? Mude sua mente!

 

M.Moren

 

PS: Quer saber mais sobre o mundo do biohacking? Então faz o seguinte clique aqui para assinar lista.

Ah! Eu ficaria extremamente feliz se você me seguir no Facebook: Biohacking Life ou no Twitter: @biohackinglife, nessas mídias eu compartilho algumas novidades imperdíveis e coisas legais sobre biohacking Brasil, saúde, desenvolvimento e desempenho humano e empreendedorismo.

Mude sua mente com o guia biohacking para iniciantes eu falo um pouco mais detalhado sobre como se tornar um bio-hacker com alguns passos bem simples mais eficazes que qualquer pessoa pode fazer imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *